Apresentação

A equipe do Núcleo de Produção de Conteúdos Digitais Lúdicos – CONLUDIUM é composta pelas professoras do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação, Dulce Márcia Cruz (coordenadora) e Daniela Karine Ramos (colaboradora), e pelo servidor Rafael Moré (coordenador UAB).

As atividades do Núcleo de Produção de Conteúdos Digitais Lúdicos – CONLUDIUM, têm o apoio do Edital nº 2/2020/PROEX – Núcleos de Produção de Conteúdos Digitais, da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual é o objetivo do CONLUDIUM?

O Núcleo de Produção de Conteúdos Digitais Lúdicos – CONLUDIUM, tem como objetivo oferecer formação e ampliação de repertório cultural lúdico através de ações de incentivo à crítica, reflexão e práticas do uso de mídias digitais por meio da oferta de cursos formativos de extensão na modalidade não presencial (com atividades síncronas e assíncronas), abertos à comunidade interna e externa da UFSC. Pretende com isso desenvolver competências para pesquisa, planejamento de uso e produção de jogos educacionais e incentivar aprendizagem das linguagens e modos de produção de narrativas digitais e práticas didáticas lúdicas de modo geral.

Como funcionarão os cursos?

Os cursos serão ofertados mensalmente, com 8 horas semanais, sendo 4 h de atividades síncronas distribuídas em duas lives por videoconferência, às 3as e 5as feiras, à noite, para apresentação das atividades  compartilhamento dos resultados e avaliação dos produtos e 4 h assíncronas para atividades de reflexão e prática. Todos os cursos terão apoio de monitoria por um mínimo de 12 h semanais, em horários diversificados, por chat e fórum para atender a todos dentro do Moodle Grupos da UFSC. Nossas estratégias didáticas envolvem atividades de reflexão (leituras, participação em fóruns, preenchimento de formulários online) e atividades práticas (jogar, planejar aulas/missões com jogos, aplicar planejamento, pesquisar e criar jogos, narrar experiências).