Produção

Resumo de produções do Grupo:

 

Dissertações Teses
Concluídas 65 10
Em andamento 5 8

 

Dissertações em andamento:

 

Camila Meurer Jacob. O uso das Salas de Tecnologia por alunos com deficiência na cidade de São José (SC). Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

Fabíola de Azeredo Missel. Jogos digitais e dificuldades de aprendizagem. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

Jefferson da Rosa. Game Design e formação docente: avaliação do uso e produção de jogos digitais educativos por professores da educação básica. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

Luciana Augusta Ribeiro do Prado. Jogar para aprender: o uso dos jogos digitais e aplicativos no desenvolvimento da consciência fonológica na alfabetização. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

Mariana Carreira Oliveira. Jogos cognitivos em sala de aula: contribuições à aprendizagem. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

 

Dissertações concluídas:

 

Aleksandre Saraiva Dantas. A formacao inicial de professores para o uso de tecnologias de comunicacao e informacao: a realidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Aline Rocha. As contribuições dos jogos cognitivos digitais ao aprimoramento da resolução de problemas no contexto escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Daniela Karine Ramos Segundo.

Aline Santana Martins. Um olhar sobre as mídias em práticas pedagógicas na Didática universitária. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Ana Cristina Cravo Miguel. Letramentos e práticas pedagógicas na educação profissional: um estudo de caso de formação continuada para as mídias para os professores do SENAI/SC em Florianópolis. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Ana Cristina Nunes Gomes Muller. Game Comenius: Produção de um jogo digital de educação para as mídias.. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Ana Lucia da Silva Bezerra. Educação de Jovens e Adultos na modalidade a distância: contribuições e desafios. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Daniela Karine Ramos Segundo.

Ana Maria Delfim. Interacao humana e internet. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Ana Paula Knaul. Novos letramentos na escola: uma análise da integração do tablet às práticas pedagógicas no Ensino Fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Daniela Karine Ramos Segundo.

Andréa de Oliveira. Análise do grau de satisfação dos alunos da parceria em EAD por videoconferência entre a Universidade Federal de Santa Catarina e o Instituto Metodista Izabela Hendrix: um estudo de caso. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Ângela Pinotti. Um olhar sobre a comunicação rural: a constituição dos sentidos sobre microbacias na perspectiva do agricultor. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências da Linguagem) – Universidade do Sul de Santa Catarina, . Coorientador: Dulce Márcia Cruz.

Ayran Lavra Albino. A escola na internet: uma parceria entre o ensino presencial e o ensino a distancia. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Bruna Santana Anastácio. Contextos lúdicos de aprendizagem: uma aproximação entre os jogos eletrônicos e educação a distância. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Daniela Karine Ramos Segundo.

Camila Teixeira Saldanha. Interação nos fóruns de discussão: uma análise linguística. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Carina Dellagiustina. Uma viagem ao mundo dos games: análise das narrativas dos jogos eletrônicos educativos. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências da Linguagem) – Universidade do Sul de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Dalton Arnoldo do Nascimento. Aprender a empreender: como o professor de educacao fisica pode contribuir nesse processo de aprendizagem.. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Dulce Márcia Cruz.

Dalva Soares Gomes de Souza. A influencia da internet no dominio da escrita: analises e inferencias. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Deivi Eduardo Oliari. Mídias na sala de aula: a percepção docente sobre o uso das tecnologias e suas consequências na linguagem e na comunicação com os acadêmicos dos cursos de Relações Públicas do Vale do Itajaí/SC. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências da Linguagem) – Universidade do Sul de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Edne Aparecida Claser. O curriculo e suas adequacoes para a educacao na diversidade. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Elenir dos Santos da Silva. Treinamento corporativo a distancia: uma investigacao pelo caminho ja trilhado. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Eleuza Ferreira Duarte. O uso do programa de TV Escola nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Dourados – MS. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Dulce Márcia Cruz.

Elisangela Lopes da Silva. A informacao na ordem do dia: contribuicoes de um estudo de caso para a EAD. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Elisangela Ribas Godoy. Radio: o informante dos que nao enxergam. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Eloina de Fatima Gomes dos Santos. Ambientes digitais no desenvolvimento de atitudes colaborativas de aprendizagem: estudo de caso do projeto de jornal eletronico escolar Extra, Extra. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Esmeralda de Góes Teixeira. Os obstáculos ao desenvolvimento da educação a distância : um estudo de caso sobre a educação a distância no Distrito Federal. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Fabiana Lopes Ribeiro. Formação continuada a distância e atuação profissional dos egressos: um estudo sobre o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Daniela Karine Ramos Segundo.

Fábio Medeiros. Narrativas (e narradores) de Roleplaying Games como base para as práticas didáticas de professores. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Fabio Mucio Stinghen. A insercao dos temas transversais no curriculo escolar atraves do uso da internet.. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Dulce Márcia Cruz.

Fabio Soto Cajan. O ensino de linguas estrangeiras atraves das midias. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Dulce Márcia Cruz.

Fernanda Albertina Garcia. O uso dos jogos digitais para aprimoramento do controle inibitório: um estudo com crianças do atendimento educacional especializado. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Daniela Karine Ramos Segundo.

Fernando Antonio Vasconcelos Frota. Oficina de Texto: uma proposta para minimizar, via internet, as dificuldades da expressao escrita. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Fernando Luís Merizio. Jogo educativo em contexto universitário: análise do GDDE do Game Comenius. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Geovanna dos Passos. Aperte o play e assista! You Tube, a sala de aula dos gamers?. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Gilson Cruz Junior. Eu jogo, tu jogas, nós aprendemos: experiências culturais eletrolúdicas no contexto do ciberespaço. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Gilvan Milhomem Santos Goncalves. Qualificacao em educacao especial para professores atraves do ensino a distancia via internet: proposta experimental. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Gleice Assunção da Silva. Formação de professores para o uso de jogos digitais: um estudo com os egressos do Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Daniela Karine Ramos Segundo.

Hans Peder Behling. Comunicação e Linguagem no ciberespaço: uma análise de curso de educação a distância da Unisul Virtual. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências da Linguagem) – Universidade do Sul de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Heloisa Helena Leal Gonçalves. Cibercultura e comunidades eletronicas. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências da Linguagem) – Universidade do Sul de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Heloisa Helena Leal Gonçalvez. Água subterrânea e cibercultura: estudo de caso de uma comunidade virtual em hidrogeologia. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências da Linguagem) – Universidade do Sul de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Ivo Jose Triches. A influência do ciberespaço no exercicio da democracia representativa e na democracia direta. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Jorge Luiz de Sá Riechi. A construcao de um modelo de curso a distancia para o ensino tecnico profissionalizante. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Jose Ricardo Valente Mendes. Proposta de construcao de um tutorial como ferramenta instrucional de apoio ao trabalho numa intranet corporativa.. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Dulce Márcia Cruz.

Juliana Hochsprung. Life is Strange: uma experiência mediada de produção de narrativas críticas com jogos digitais. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Juline Maria Fonseca Pereira dos Santos. Produção de disciplina gamificada: uma proposta de letramento midiático com aproximações entre mídia-educação e aprendizagem baseada em jogos. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Luiziane da Silva Rosa. Um estudo sobre o edublog e o ensino de Língua Estrangeira Espanhol. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Maira Teresinha Lopes Penteado. A comunicação dialógica na EAD. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Maíra Tonelli Santos. O feedback e as relações dialógicas na Educação a distância: um estudo sobre os retornos dados pelos tutores aos alunos de Letras-Espanhol da Universidade Federal de Santa Catarina. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Manoel dos Santos Gomes. A utilização de vídeo no processo de ensino/aprendizagem na escola infantil: um olhar vigotskiano. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Marcelo Mario Amendolara. O ensino das regras de acentuação gráfica de língua espanhola utilizando a internet. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências da Linguagem) – Universidade do Sul de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Marcelo Vatam Barreto. The e-book is on the tablet: novas mídias, velhas práticas no ensino de Inglês?. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Márcia Valéria Telles Carvalho. Linguagem, enunciação e alteridade: um estudo de caso sobre a relação dialógica entre um grupo de ouvintes idosos e os comunicadores de rádio AM da Grande Florianópolis. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências da Linguagem) – Universidade do Sul de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Maria da Penha Neto e Silva G. de Castro. O uso das tecnologias da comunicação e da informação na sala de aula pelo professor do ensino superior. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Maria Regina Centeno Giesen. Da teoria a pratica: acoes necessarias para um curso de capacitacao docente para o uso do computador na escola. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Patricia Nunes Martins. As imagens no design de jogos educacionais: uma experiência com o Jogo Saga dos Conselhos. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Daniela Karine Ramos Segundo.

Paulo Sen Lee. Ciencias Naturais e Pseudociencias em confronto: uma forma pratica de destacar a ciencia como atividade critica e diminuir a credulidade em estudantes de ensino medio. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Regina de Fátima Mota Marques. E-mail, um novo gênero textual, e o texto acadêmico: a relação entre a oralidade e a escrita. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Renata Pinheiro Carvalho. Universidade Corporativa: uma nova estratégia para a aprendizagem organizacional. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Dulce Márcia Cruz.

Roseli Maria Brun. A internet como ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Sandra Dias da Luz. Miradas no Caleidoscópio: oficinas de multiletramentos com dispositivos móveis na criação de narrativas digitais na educação básica. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior – SC. Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Sergio Roberto Molletta. Perfil do usuario da internet no futebol: o torcedorn@uta do ensino medio do CEFET-PR/CURITIBA. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Simone Pletz Ribeiro. Contribuições do jogo cognitivo eletrônico ao aprimoramento da atenção no contexto escolar. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Daniela Karine Ramos Segundo.

Tulia Darc Gadelha Costa. Uma analise dos modelos de implantacao e consolidacao do uso de tecnologias nas escolas pelas empresas privadas na relacao professor,aluno e informatica educativa. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Vanessa Raquel Cardoso. Jogos digitais, funções executivas e velocidade de processamento: intervenções no ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Daniela Karine Ramos Segundo.

Victor de Abreu Azevedo. Jogos eletrônicos e educação: construindo um roteiro para sua análise pedagógica. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

William Fernandes Molina. Análise das características narrativas e do ambiente digital dos jogos em rede: um estudo de caso do jogo Priston Tale. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências da Linguagem) – Universidade do Sul de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Zelinda Cardin Favaro. Zelinda Cardin Favaro. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

 

Teses concluídas:

 

Arice Cardoso Tavares. Narrativas engajadas e o potencial transmídia: produção de conteúdo na cultura digital. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Eli Lopes da Silva. Labirinto rizomático de experiências com mídias digitais. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Fernanda Cerveira Abuana Osório Fronza. Estudo da utilização de exergames como ferramenta educacional: indicações pautadas em aspectos motores e cognitivos. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado de Santa Catarina, . Coorientador: Daniela Karine Ramos Segundo.

Gilson Cruz Junior. Retóricas do crime e poéticas do fora-da-lei: rastros de uma pedagogia do “mau exemplo” nos videogames. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Dulce Márcia Cruz.

José Rogério Vitkoski. Experimentações dos professores de EAD: formas, ritmos, linhas, rizoma. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Dulce Márcia Cruz.

Lidnei Ventura. O voo da fênix: narrativas de travessias de identidade de egressas da educação a distância. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior – SC. Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Marcia Melo Bortolato. Inovação e práticas pedagógicas: o Moodle no ensino presencial da Universidade Federal de Santa Catarina. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Marluci Guthiá Ferreira. A cultura lúdica das crianças contemporâneas na ‘sociedade multitela’: o que revelam as ‘vozes’ de meninos e meninas de uma instituição de educação infantil. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Mônica Cristina Dutra Grumiché. Turma da Mônica e Educação: a infância como parâmetro investigativo. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Terezinha Fernandes Martins de Souza. Ondas em ressonância: letramentos digitais de estudantes na universidade Universidade aberta Aberta de portugalPortugal. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dulce Márcia Cruz.

 

Teses em andamento:

 

Ana Cristina Nunes Gomes Müller. Jogos digitais educativos e formação docente. Início: 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

Ana Paula Knaul. Efeitos do uso de tecnologias móveis na infância sobre a capacidade de atenção : um estudo longitudinal com crianças do Ensino Fundamental. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

Bruna Santana Anastácio. Atividades lúdicas e as funções executivas na infância. Início: 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

Cristiane Guimarães. Letramentos e narrativas lúdicas na educação básica. Início: 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

Gleice Assunção da Silva. Formação de professores a distância: repercussões na integração das tecnologias na prática pedagógica. Início: 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

Klalter Bez Fontana Arndt. Interface entre processos pedagógicos e tecnologias digitais no Curso de Pedagogia na modalidade a Distância: ressignificações e novas apropriações na formação do Pedagogo. Início: 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

Lauro Roberto Lostada. Somos heróis: a jornada do herói no contexto da Especialização em Educação na Cultura Digital. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Mariana Roncale Martins. O som nos games: letramentos e linguagens multimodais na educação:. Início: 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).